A intenção é resgatar as brincadeiras antigas, o cozinhar com crianças, a construção de brinquedos, cantigas de roda, músicas e histórias infantis para que todas as crianças possam ser crianças de verdade e não miniaturas de adultos!

Quase todo o material aqui postado, foi encontrado em ferramentas sociais da internet. Caso alguém sinta-se ofendido ou prejudicado com alguma de suas publicações aqui encontradas, por gentileza, comunica-me que a mesma será retirada ou terá os devidos créditos. Pois, não há intuito algum do uso má fé autoral, e sim de resgatar e expandir o universo infantil!
Embora adultos, temos uma criança dentro de nós. Então, se deliciem!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Charadas e Adivinhações

Charadas e Adivinhações


Charadas e adivinhações engraçadas para crianças.
  1. É nome de mulher e nome de homem. Ia mas acabou não indo?
    Resposta: Isaias: Isa-ias
  2. O que há no meio do coração?
    Resposta: a letra “a”
  3. Quem inventou a fila?
    Resposta: as formigas
  4. Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer. O que é?
    Resposta: a rede
  5. Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
    Resposta: a balança
  6. Por que os loucos nunca estão em casa?
    Resposta: porque vivem fora de si.
  7. O que detestamos na praia e adoramos na panela?
    Resposta: caldo
  8. O que é que cai de pé e corre deitado?
    Resposta: as gotas da chuva
  9. Por que é que o boi sobe o morro?
    Resposta: porque não pode passar por baixo
  10. Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?
    Resposta: alho
  11. O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa?
    Resposta: bule
  12. Qual a semelhança que há entre a arrumação de uma casa e o samba
    Resposta: em ambas mexemos com as cadeiras
  13. O que a banana falou para o tomate?
    Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?
  14. O que a areia da praia falou para o mar?
    Resposta: deixa de onda...
  15. O que são vários pontinhos amarelos na parede?
    Resposta: fandangos alpinistas
  16. O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
    Resposta: pipoca
  17. Por que algumas pessoas colocam o despertador do debaixo do travesseiro?
    Resposta: para acordar em cima da hora.
  18. O que o tomate foi fazer no banco?
    Resposta: tirar extrato
  19. O que é que se pões na mesa, parte, reparte mas não se come?
    Resposta: baralho
  20. O que é que se tem debaixo de um tapete do hospício?
    Resposta: Um doido varrido
  21. Qual a diferença entre o gato e a Coca- cola?
    Resposta: O gato mia, a Coca- cola light.
  22. Qual é o queijo que mas sofre?
    Resposta: O Queijo ralado.
  23. Por que o boi baba?
    Resposta: porque ele não sabe cuspir!!
  24. Tem asa, tem bico, e fica em baixo da cama
    Resposta: as pessoas irão respoder pinico, mas é bule! hehehe...o bule é meu eu coloco onde quiser! rs
  25. O que é , o que é? Quando a gente fica em pé ele fica deitado e quando a gente fica deitado ele fica em pé?
    Resposta: O Pé
  26. O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe?
    Resposta: Abacaxi
  27. Qual o pé que é mais rápido?
    Resposta: O pé- de- vento!!!
  28. O Que é, uma casinha sem tranca e sem janela?
    Resposta: OVO
  29. O que o chão falou para mesa?
    Resposta: Fecha as pernas que eu tô vendo tudo.
  30. Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água morrerei?
    Resposta: O Sal
  31. Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?
    Resposta: O seu colo.
  32. O que é que anda com os pé na cabeça?
    Resposta: O piolho!
  33. O que a fechadura disse pra chave?
    Resposta: Vamos dar uma voltinha?
  34. Dois vizinhos. Um não vai a casa do outro e os dois não se vêem por causa de um morrinho ? Quem são eles ???
    Resposta: Os olhos
  35. O que o cavalo foi fazer no orelhão?
    Resposta: passar um trote
  36. Porque o elefante usa óculos verde?
    Resposta: Para ver de perto.
  37. Porque o elefante usa óculos vermelho?
    Resposta: Para ver melhor.
  38. O que entra na água e não se molha?
    Resposta: A sombra
  39. O que mais se tira mas aumenta?
    Resposta: O buraco.
  40. O cinema estava cheio de cimento, qual o nome do filme?
    Resposta: Nenhum, o cinema estava em construção.
  41. O que pesa mais no mundo?
    Resposta: a balança
  42. O que é, o que é? Do tamanho de uma bolota e enche a casa até à porta?
    Resposta: A Luz
  43. O que é, o que é? Éramos dois irmãos unidos, os dois de uma cor. Nunca fiquei sem missa, mas meu irmão já ficou. Para festas e banquetes a mim convidarão. Para festas de cozinha, convidarão meu irmão.
    Resposta: vinho e vinagre
  44. O que é, o que é? Qual o céu que não possui estrelas?
    Resposta: O céu da boca
  45. O que é, o que é? Que é irmã de minha tia e não é minha tia?
    Resposta: A minha mãe
  46. O que é, o que é? Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas, entra e sai sem ter portão.
    Resposta: O Botão
  47. O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?
    Resposta: A cama
  48. O que é, o que é? Anda deitado e dorme em pé?
    Resposta: O Pé
  49. O que é, o que é? À direita sou um homem, facilmente acharás. Às avessas só à noite e nem sempre encontrarás.
    Resposta: Raul e luar
  50. Um pato vai subindo uma ladeira e põe um ovo. O ovo desce ou sobre?
    Resposta: O pato não põe ovo, quem põe ovo é a pata!
  51. O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?
    Resposta: O meu nome
  52. Por que o computador foi preso?
    Resposta: Porque ele executou um programa.
  53. O que é que quanto mais rugas tem mais novo é?
    Resposta: O Pneu.
  54. O gafanhoto traz na frente e a pulga traz atrás?
    Resposta: A sílaba "ga"
  55. Fruta vermelha, doce e saborosa
    Quando está madura fica mais gostosa

    Resposta: caqui
  56. O Que é o que é?
    Estou no início da rua,no fim do mar e no meio da cara?

    Resposta: A letra " r"
  57. De leite é feito, muito bom e nutritivo
    Se nome rima com beijo.

    Resposta: Queijo
  58. Todas as mães têm.
    Sem ele não tem pão.
    Some no inverno
    Aparece no verão.

    Resposta: O til~
  59. se você mudar uma letra em meu nome
    Irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo

    Resposta: Rato
  60. Trabalha tempo dobrado.
    Sempre de noite e de dia
    Se teima em ficar parado, só com uma corda andaria

    Resposta: O Relógio
  61. Em um aquário tem 10 peixes 5 morreram afogados.Quantos sobraram?
    Resposta: Peixe não morre afogado
  62. O que é o que é?O que é, o que é, que fica cheio de boca para baixo e vazio de boca para cima?
    Resposta: O Chapéu
  63. Eu tenho uma enxada uma pá e uma foice.Quantas ferramentas eu tenho?
    Resposta: Duas,porque uma foi-se
  64. O que é o que é: Quando parte uma partem as duas, quando chega uma chegam as duas?
    Resposta: Pernas
  65. Qual a coisa mais veloz do mundo?
    Resposta: O Pensamento
  66. O que é que nós matamos quando está nos matando?
    Resposta: A Fome
  67. O que é que correr pela casa toda e depois dorme num canto?
    Resposta: A vassoura
  68. O que é que quanto mais se perde, mais se tem?
    Resposta: O Sono
  69. Qual o sobrenome que todo mundo tem?
    Resposta: Costa
  70. Qual a maior boca do mundo?
    Resposta: A boca da noite
  71. O que é que faz virar a cabeça d eum homem?
    Resposta: O Pescoço
  72. QUEM É QUE NASCE NO RIO, VIVE NO RIO E MORRE NO RIO, MAS NÃO ESTÁ SEMPRE MOLHADO?
    Resposta: O CARIOCA.
  73. O QUE É QUE CORRE EM VOLTA DO PASTO INTEIRO SEM SE MEXER?
    Resposta: A CERCA.
  74. O QUE É QUE NUNCA PASSA, E SEMPRE ESTÁ NA FRENTE?
    Resposta: O FUTURO.
  75. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MULHER E O LEÃO?
    Resposta: A MULHER USA BATOM E O LEÃO RUGE.
  76. O QUE É QUE PODE SER DE FERRO, DE GELO, DE CHOCOLATE E DE ÁGUA AO MESMO TEMPO?
    Resposta: BARRA.
  77. QUAIS AS CAPITAIS BRASILEIRAS MAIS FALADAS NO MÊS DE DEZEMBRO?
    Resposta: NATAL, BELÉM E SALVADOR.
  78. O QUE É QUE QUANDO SE ESCREVE COM “O” COSTUMA MATAR, E COM “A”SÓ SERVE PARA AMARRAR?
    Resposta: TIRO/TIRA.
  79. O QUE É QUE PODE PASSAR DIANTE DO SOL SEM FAZER SOMBRA?
    Resposta: O VENTO.
  80. O que o zero disse para o oito?
    Resposta: Que cinto maneiro!!!
  81. Quatro pés, em cima de quatro pés, esperando quatro pés chegar. Quatro pés não veio, quatro pés foi embora, quatro pés ficou. O que é o que é?
    Resposta: O gato em cima da mesa esperando o rato chegar, o rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.
  82. O que a zebra disse para a mosca?
    Resposta: Você está na minha lista negra
  83. O Que o nadador faz para bater o recorde?
    Resposta: Nada.
  84. COM DEZ PATAS VAI DE LADO,
    CONSTELAÇÃO TEM SEU NOME,
    NÃO TEM PESCOÇO E É CAÇADO
    PORQUE É GOSTOSO E SE COME.

    Resposta: CARANGUEJO.
  85. TODO MUNDO PRECISA,
    TODO MUNDO PEDE,
    TODO MUNDO DÁ,
    MAS NINGUÉM SEGUE?

    Resposta: CONSELHO.
  86. Você está em uma sala escura com um unico fósforo na mão,à sua frente tem uma vela,uma lamparina e uma pilha de lenha o que você acenderia primeiro?
    Resposta: o fósforo
  87. Qual a cidade Sulamericana que pende nos galhos da árvore?
    Resposta: Lima
  88. O que é o que é? Subindo o sol Vai se encurtando descendo o sol vai se alongando?
    Resposta: A Sombra
  89. Tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta?
    Resposta: O Dente
  90. O que é, o que é: De dia fica no céu e à noite fica na água?
    Resposta: A dentadura
  91. O QUE É O QUE É NÃO TEM PÉ E CORRE, TEM LEITO E NÃO DORME, QUANDO PÁRA, MORRE?
    Resposta: O rio
  92. O QUE É O QUE É RESPONDA DEPRESSA, NÃO SEJA BOCÓ, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
    Resposta: Manga
  93. O QUE É O QUE É: É VERDE E NÃO É PLANTA, FALA E NÃO É GENTE?
    Resposta: Papagaio
  94. O QUE É O QUE É UMA CAIXINHA DE BOM PARECER, NÃO HÁ CARPINTEIRO QUE SAIBA FAZER?
    Resposta: A Noz
  95. ESTÁ NO MEIO DO OVO?
    Resposta: A LETRA V.
  96. O QUE É QUE É QUE NUNCA VOLTA, EMBORA NUNCA TENHA IDO?
    Resposta: O PASSADO.
  97. O que é, o que é?
    É verde e não é capim.
    É branco e não é algodão.
    É vermelho e não é sangue
    É preto e não é carvão

    Resposta: Melância
  98. O que é, o que é?
    Que não se come,
    mas é bom para se comer?
    Resposta: Talher
  99. O que é, o que é?
    Que mesmo atravessando
    o rio consegue não se molhar?Ponte
    Resposta: A Ponte
  100. O que é, o que é?
    Me diga se for capaz.
    Me diga quem é aquele
    que num instante se quebra
    se alguém diz o nome dele?
    Resposta: O Silêncio
  101. O que é, o que é o castelo que nem um rei ou rainha mora?
    Resposta: O castelo de areia
  102. Por que o louco toma banho com o chuveiro desligado?
    Resposta: Porque comprou xampu para cabelos secos
  103. Qual a maior injust iça do Natal?
    Resposta: O Peru morre e a missa é do Galo
  104. O que é o que é: Destrói tudo com três letras?
    Resposta: Fim
  105. O que é o que é: Não tem olhos, mas pisca; não tem boca, mas comanda?
    Resposta: O semáforo
  106. Qual o vinho que não tem álcool?
    Resposta: O-vinho de codorna.
  107. Como a bruxa sai na chuva?
    Resposta: De rodo
  108. O que é o que é: Quanto mais eu tiro mais eu tenho?
    Resposta: fotografias
  109. Quem é o rei da horta?
    Resposta: O Rei Polho.
  110. Por que o Batman colocou o batmóvel no seguro?
    Resposta: Porque ele tem medo que robin.
  111. Qual é o fim da picada?
    Resposta: Quando o pernilongo vai embora.
  112. O que é, o que é: cintura fina e perna alongada, toca corneta e leva bofetada?
    Resposta: O pernilongo.
  113. O que é o que é: Tem 5 dedos, mas não tem unha?
    Resposta: A luva
  114. O que é o que é:Que quanto mais cresce menos se vê?
    Resposta: A escuridão
  115. Quem morre em pé?
    Resposta: A vela
  116. Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente?
    Resposta: alho
  117. Os pais desse bebê não tem braços, qual é o nome do filme?
    Resposta: Ninguém segura esse bebê.
  118. Tem um gato chamado tido ele sempre fica no cesto,certo dia ele foi embora,qual é o nome do filme?
    Resposta: O sexto sentido
  119. Tenho forma redonda e sou rosa porém nem todos os rios do mundo puderam me encher?
    Resposta: Peneira.
  120. Ao todo são 3 irmãos: o mais velho já se foi o do meio está conosco e o caçula não nasceu?
    Resposta: Passado, presente e futuro.
  121. Por que a vaca baba?
    Resposta: Porque não consegue cuspir!
  122. O que é que anda com a barriga para trás?
    Resposta: A perna da gente.
  123. Por que é difícil enterrar o elefante?
    Resposta: Porque os parentes lotam o cemitério.
  124. Duas pulgas decidiram passear. O que uma perguntou a outra?
    Resposta: Vamos a pé ou tomamos um cachorro.
  125. Qual é o animal que não vale mais nada?
    Resposta: O javali.
  126. Onde é que o boi consegue passar, mas o mosquito fica preso?
    Resposta: Na teia de aranha.
  127. Qual é o melhor dia para jogar basquete?
    Resposta: Na Sexta-Feira.
  128. O que é, o que é, que anda deitado e dorme em pé?
    Resposta: É o pé!
  129. O que o cirurgião e o matemático têm em comum?
    Resposta: Ambos vivem fazendo operações.
  130. Por que o menino colocou o despertador embaixo da cama?
    Resposta: Para acordar em cima da hora.
  131. Qual é a palavra que só tem três letras e acaba com tudo?
    Resposta: Fim.
  132. Quando é que um tigre se parece com um velho?
    Resposta: Quando é um tigre de bengala.
  133. O que é que nasce grande e morre pequeno?
    Resposta: O lápis.
  134. O que a zebra disse para a mosca?
    Resposta: Você está na minha listra negra.
  135. O que tem no meio do ovo?
    Resposta: A letra 'V'.
  136. O que é, o que é que se alimenta de léguas?
    Resposta: O Papa-léguas.


Mais em: http://www.qdivertido.com.br/charadas.php#ixzz24Qk04m20

Obesidade Infantil e na Adolescência

Obesidade Infantil e na Adolescência


A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.

Consumo demasiado de alimentos gordurosos

Como exemplo podemos citar os famosos sanduíches (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer etc.) que as mamães adoram preparar para o lanche dos seus filhos, as batatas fritas, os bife passados na manteiga são os verdadeiros vilãs da alimentação infantil, vindo de encontro ao pessoal da equipe de saúde que condenam estes alimentos expondo os perigos da má alimentação aos pais onde alguns ainda pensam que criança saudável é criança gorda. As crianças costumam também a imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito.

Falta de atividades físicas

A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.

Ansiedade

Não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocados pelo stress do dia a dia. Os jovens também são alvos deste sintoma, causados, por exemplo, por preocupações em semanas de prova na escola ou pela tensão do vestibular, entre outros. A ansiedade os faz comer mais.É como se fosse uma comilança compulsiva, sem fome.
Psiquiatras afirmam que por trás de um obeso sempre poderá existir um problema psicológico, agravando-se devido a nossa cultura onde a sociedade exclui os gordinhos de várias brincadeiras devido a sua situação. Isso só leva a criança ou adolescente a piorar porque quase sempre são tímidas e sentem-se envergonhadas, acabam se isolando e fazendo da alimentação uma “fuga” da realidade, isto é, quanto mais rejeitado, mais ansiosos mais comem.

Depressão

Pessoas com sintomas de depressão, sofrem alterações no apetite podendo emagrecer ou engordar. Algumas pesquisas comprovaram que a pessoa deprimida, geralmente não pratica atividades físicas e come mais doces, principalmente, o chocolate.

Fatores hormonais

A obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortizona, os estrógenos etc.

Fatores Genéticos

Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.
Você já prestou atenção e que tem sempre alguém gordinho na sua turma ou entre os seus amigos do bairro?
Isso indica que a obesidade é um risco cada vez mais presente na vida dos jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Você sabia que nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%?
E o pior que nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.
revenção é a palavra chave para evitar a obesidade. Aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:
  • Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.
  • Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.
  • Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes
  • Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja
    orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode
  • Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima
    no bom desempenho das funções do organismo.Principalmente para quem pratica
    atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.
A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.
Ivana Silva e Cássia Nunes
 

Dicas para melhorar a memória da criança


DICAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA DA CRIANÇA
 

Atividade diária: Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc.) Aprender novas habilidades: computador, pintura, música, etc.
Cultivar a atenção: Ater-se aos fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procurar guarda-los; exercitar-se com objetos simples mantendo a concentração. (pegue um relógio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, observando suas características, etc); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo, etc).
Exercícios mnemônicos: Associar fatos a imagens e procurar guardá-los na memória. Imaginar um alimento suculento e imaginar todas as suas características a ponto de sentir prazer.
Alimentação: A boa alimentação é fundamental para a conservação da memória. Deve-se evitar excessos. Deve-se entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas, gorduras e açúcar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12 são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados de preferência produtos naturais. A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratação.
Psiquismo: Estar relaxado e emocionalmente bem, é fundamental para manter uma boa atenção de conservar a memória, a tensão e a ansiedade a prejudicam. A depressão dificulta muito o processo de memorização.
Atividade física: Os exercícios feitos regularmente trazem benefícios importantes para o processo de memorização. Uma simples caminhada diária é o suficiente.
Sono: O repouso cerebral é muito importante para se ter uma boa memória. Quem sofre de insônia tem sua memória prejudicada.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Brincadeira para ensinar a criança a prestar atenção

 
 
Para ensinar a criança a prestar atenção, desenvolvendo desde cedo a sua capacidade de escutar atentamente, separe um copo, cubos de gelo, um livro e uma campainha.
Para começar a brincadeira coloque as pedras de gelo dentro do copo e peça à criança que preste atenção ao barulho que o gelo faz ao sacudir o copo. A seguir pegue um livro e abra ao meio fechando firmemente para que a criança aprenda a distiguir o som, e a seguir toque a campainha.
Coloque a criança longe do campo de visão dos objetos (copo, livro e campainha), e faça sequencia deiferentes pedido que a criança refira a ordem dos objetos que fizeram os sons.
O exercício tem a finalidade de fazer com que a criança consiga se concentrar e distinguir os sons, desenvolvendo a capacidade de prestar atenção. Não faça esse excercício muito demoradamente, mas repita 4 ou 5 sequências diferentes. Isso ajudará a criança a aprender a se concentrar e prestar atenção.
 
Fonte; Tuasaude.com.br

domingo, 19 de agosto de 2012

A LENDA DO SOL E A LUA

A LENDA DO SOL E A LUA 

Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente e
a partir daí começaram a viver um grande amor.
Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então
toque final ...o brilho !
Ficou decidido também que o Sol iluminaria o dia e que a Lua iluminaria a noite, sendo assim, seriam obrigados a viverem separados.
Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimento de que nunca mais se encontrariam.
A Lua foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo com o brilho que Deus havia lhe dado, ela foi se tornando solitária.
O Sol por sua vez havia ganhado um título de nobreza "ASTRO REI", mas isso também não o fez feliz.
Deus então chamou-os e explicou-lhes: Vocês não devem ficar tristes, ambos agora já possuem um brilho próprio.
Você Lua , iluminará as noites frias e quentes, encantará os enamorados.
Quanto a você Sol , será o mais importante dos astros, iluminará a terra durante o
dia, fornecendo calor aos seres vivos.
A Lua entristeceu-se muito com seu terrível destino e chorou dias a fio...já o Sol ao vê-la
sofrer tanto decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajudá-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus.
No entanto sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a ELE:
"Senhor, ajude a Lua . Ela é mais frágil do que eu, não suportará a solidão!"
E Deus em sua imensa bondade criou então as estrelas para fazerem companhia a ela.
A Lua sempre que está muito triste recorre as estrelas que fazem de tudo para consolá-la,
mas quase sempre não conseguem.
Hoje eles vivem assim....separados, o Sol finge que é feliz, a Lua não consegue esconder
sua tristeza.
O Sol ainda esquenta uma grande paixão pela Lua . Ela, ainda vive na escuridão da saudade.
Dizem que a ordem de Deus era que a Lua deveria ser sempre cheia e luminosa, mas ela
não consegue isso.... porque ela é mulher, e uma mulher tem fases.
Quando feliz consegue ser cheia, mas quando infeliz é minguante e quando minguante
nem sequer é possível ver o seu brilho.
Lua e Sol seguem seu destino, ele solitário, mas forte.
Ela acompanhada das estrelas, mas fraca.
Humanos tentam a todo instante conquistá-la, como se isso fosse possível.
Acontece que Deus decidiu que nenhum amor nesse mundo seria de todo impossível.
Nem mesmo o da Lua e o do Sol ... e foi aí então que ele criou o eclipse.
Hoje Sol e Lua vivem da espera desse instante, desses raros momentos que lhes foram concedidos e que custam tanto a acontecer.
Quando você olhar para o céu a partir de agora e ver que o Sol encobriu a Lua é porque ele deitou-se sobre ela e começaram a se amar.
É ao ato desse amor que se deu o nome de eclipse.
O brilho desta paixão é tão grande que é aconselhado não olhar para o céu nesse momento.
Seus olhos podem cegar de ver tanto amor.

Autor Desconhecido
 

A casa que chorava

A CASA QUE CHORAVA.

João Fernando fazia sua primeira excursão com o grupo de escoteiros mirins de sua escola.
Eram, para ele, emocionantes todas as etapas do evento: as aulas de ciências naturais, as refeições ao ar livre, as caminhadas; as noites dormidas em barracas e a proximidade com a paisagem campestre o fascinavam.
Tudo para ele era novidade.
De vez em quando, sentia saudade de seus pais Maria Helena e Fabrício e de suas irmãs Maria Cristina e Maria Inês; a estas duas havia prometido levar alguma lembrança quando voltasse.
Por esse motivo, ia olhando tudo ao seu redor, para ver se algo agradaria às duas meninas.
E foi assim que, sem se dar conta, João Fernando afastou-se do grupo. Em dado momento, deparou-se com uma casa velha, abandonada; estava vazia e suja; janelas e portas escancaradas.
Aproximou-se,bateu palmas,expiou; ali não morava ninguém e talvez há muito tempo, apoiou o braço na janela, limpou o pó com a mão e falou para si mesmo:
Não é ruim, deveria até ter sido boa; se a limpássemos, poderia servir para tomarmos aqui nossa refeição!
Passou levemente a mão sobre a parede e notou que estava molhada; olhou com mais atenção e imaginou serem lágrimas o líquido que escorria em forma de gotinhas.
Pobre casa abandonada, disse ele, quem teria feito isso? E ouviu uma resposta:
__Foi a minha dona, há muitos anos; uns treze, você nem havia nascido! João Fernando, julgando ser uma brincadeira de algum dos escoteiros, olhou para todos os lados e constatou que estava só. E a voz prosseguiu: __ Pobrezinha de minha dona, ela me cuidava tanto!...
Estas janelas, que você vê empoeiradas e carcomidas, traziam alvas cortinas que balançavam ao vento, deixando penetrar os raios do Sol durante o dia e, permitindo à noite, que a lua espiasse a singeleza daquela que para aqui veio ainda criança!
Eu era branca e perfumada pelas flores do jardim que ela cultivava e emoldurada por um belo pomar que ela plantou!
Havia pássaros no abacateiro e as flores das laranjeiras atraiam borboletas de cores variadas!
Ela era alegre e feliz e enquanto costurava sentada junto à janela, seu canto fazia inveja aos rouxinóis!
Fez uma pausa, suspirou e prosseguiu: era uma ternura a minha patroazinha: frágil, meiga...Ah, que saudade tenho dela!
Não a culpo por ter me deixado só!
Sim, porque seus pais morreram e ela se foi para a cidade morar com os tios; eles não queriam que ela vivesse só!
João Fernando estava admirado; era mesmo a velha casa que falava e eram lágrimas, sim, lágrimas o que estava molhando sua mão apoiada na janela.
A casa abandonada soluçou. Pobrezinha!, disse o menino, como eu gostaria de trazê-la de novo para você; mas, não posso, não posso! __Ninguém pode, respondeu a velha casa, e assim, eu me tornei uma sombra do passado; hoje sirvo de abrigo a bêbados e vadios!
Até o pomar está todo caído, sumido dentro do mato; os passarinhos se foram; só resta mesmo a saudade!
__Vou falar com o instrutor, disse João Fernando, poderemos limpá-la e torná-la um pouco mais agradável! Não demoro! Até logo, casinha amiga!
O garoto falou ao instrutor sobre a sua descoberta, mas nunca falaria sobre sua conversa com a velha casa; diriam que estava louco!
Quem já ouviu casa falar?
O instrutor gostou da idéia e, naquele dia, limparam a casa, o melhor que puderam; colocaram ali suas esteiras, jantaram e dormiram na velha casa, aquela noite e nas noites subsequentes.
Nosso pequeno escoteiro notou que, enquanto ocupavam a casa, ela não chorava; parecia ter esquecido, por um pouco, sua grande mágoa.
O grupo de escoteiros capinou o pomar e, com estacas, levantou os pés de frutas e fez, de modo geral, uma grande faxina.
Chegou a hora da partida e João Fernando, de propósito, deixou-se ficar um pouco para traz do grupo, para se despedir da velha casa.
Volte sempre meu amigo, disse ela, não se esqueça de mim!
E, novamente, as gotinhas escorreram pelas paredes da casinha,João Fernando molhou os dedos naquelas lágrimas e estendo a mão, prometeu:
__Não a esquecerei, palavra de escoteiro!
E o nosso pequeno escoteiro não acabava mais de narrar, aos pais e às irmãs, tudo o que havia visto e aprendido.
Depois, dedicou-se a convencê-los a irem conhecer o maravilhoso achado, onde poderiam construir a casa de campo que estavam planejando.
Tanto insistiu, que num fim de semana, lá se foi a família, a conhecer o sítio onde o garoto acampara.
Antes de partirem, o menino, que não conseguia mais guardar segredo, contou à mãe sobre a sua conversa com a velha casa.
__Mamãe, disse ele, você acredita que estou louco; casas não falam, não é mesmo?
Maria Helena estava pensativa, mas procurou tranqüilizar o filho:
Não se preocupe, meu filho, aos onze anos, costumamos sonhar e sonhos tão bonitos que podem parecer realidade!
Ele sabia que não era sonho, mas pediu à mãe que nada dissesse a seu pai.
Ao chegarem ao local, João Fernando puxou a mãe pelo braço, fazendo-a correr com ele, na frente do pai e das irmãs; queria que ela fosse a primeira a conhecer a casa que chorava.
E a velha casa estava a verter lágrimas por toda a fachada.
João Fernando parou admirado, enquanto Maria Helena se aproximou e beijou delicadamente os batentes da porta e da janela, enquanto o filho a ouvia conversar com uma velha e conhecida amiga: Meu velho lar querido, meu amado e antigo lar, eu sabia que um dia voltaria para você; agora nunca mais a deixarei, nunca! nunca! João Fernando abraçou-se à mãe. Mamãe!
Era você então, a amada dona desta velha casa?
É você por quem ela chora e por quem espera?
Sim, filho, você já sabe; deve ficar entre nós! Perceberam, então, que a velha casa já não mais chorava; estava feliz.
Maria Helena e Fabrício construíram ali uma bela casa, conservando a velha casinha que fora restaurada e embelezada ainda mais que outrora. Era lá que Maria Helena fazia seus trabalhos de agulhas e onde as crianças estudavam e brincavam.
Quem passa hoje em dia pela estrada, de longe pode ver as brancas cortinas nas janelas balançando ao vento e, à noite, a lua entrando novamente pelas frestas.
As flores e os pássaros são o seu mais belo adorno.
As laranjeiras novamente florescem, exalando seu perfume; o abacateiro reergueu-se e todo ano enche-se de frutos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A aprendizagem da leitura e da escrita


A aprendizagem da leitura e da escrita

Vários autores, estudiosos do processo de aquisição da leitura e da escrita, concordam que ele se inicia muito antes do que geralmente se imagina, quando a criança, mesmo sem frequentar a escola, começa a tomar contato com materiais escritos, em casa, na rua, ou em qualquer lugar onde se encontre.

Entre esses pesquisadores, uma autora argentina e também psicopedagoga chamada Emília Ferreiro contribuiu bastante para o entendimento de como ocorre o processo de aprendizagem da linguagem escrita. Segundo afirma, a criança pensa sobre a escrita, formulando hipóteses sobre ela, como maneira de compreender o que significa.

Essas hipóteses acontecem em todas as crianças e vão evoluindo desde a fase pré-silábica, na qual ainda não há intenção de representar através da escrita os aspectos sonoros da fala, até chegar ao padrão alfabético, que é aquele no qual a criança associa sons falados a letras escritas.

Dessa forma, quando a criança faz traços contínuos no papel e atribui-lhes significado (como, por exemplo, quando escreve “hjfgdklgjhergrqilurgsd” e lê O menino caiu), ela está escrevendo, ou seja, está fazendo uma atividade investigativa sobre a escrita, que será importante para que ela possa evoluir gradativamente em sua aprendizagem. Por isso, essas tentativas da criança não devem ser motivos de chacota, ao contrário, devem ser incentivadas e reforçadas.

Estímulo à aprendizagem

Durante a aprendizagem da escrita, a criança passa por várias fases até chegar à hipótese alfabética, na qual realiza uma análise sonora da palavra que vai escrever, fazendo corresponder a cada som de fala um caráter escrito. A produção escrita da criança torna-se legível para o adulto, embora não haja ainda o domínio das regras de ortografia, o que ocorre posteriormente, de forma gradativa. Também esse processo deve ser estimulado, através da apresentação de materiais escritos na escola e no ambiente familiar, já que trata-se de uma aquisição cultural, ou seja, que não ocorre apenas internamente na criança.

Nessa fase de escrita alfabética, as crianças podem escrever palavras como, por exemplo, “dinosauro” (dinossauro), “tatussinho” (tatuzinho) e “jacare” (jacaré). É necessário que estejam em contato com vários materiais escritos, através dos quais possam perceber as diferenças no padrão de escrita do idioma e compará-los com sua maneira de escrever para que adquiram a escrita ortográfica.

É importante ressaltar que podem ocorrer diferenças individuais quanto à idade em que as crianças passam por cada fase de evolução da escrita. Essas diferenças têm a ver também com o maior ou menor interesse e estimulação (principalmente da família) em relação à oferta de material significativo de leitura e escrita.

Contudo, é desejável que os pais observem a evolução de todo esse processo e estejam atentos a dificuldades específicas, que podem necessitar de ajuda profissional, principalmente quando a criança está em uma fase inicial do processo e a requisição escolar é de uma fase mais adiantada. Nesses casos é necessário diagnosticar os fatores que podem estar interferindo para, então, fazer com que a criança evolua e acompanhe o que é pedido para seu nível de escolaridade.

Como já foi citado, é importante que a criança possa ter acesso ao material escrito para que construa o conhecimento da linguagem escrita.

Leitura com prazer

A leitura, parte desse processo, também desenvolve-se de forma gradual, é um hábito a ser adquirido e deve ser fonte de prazer e não apresentada de forma obrigatória através de imposição ou cercada de castigos e ameaças.

Sua apresentação deve ocorrer o mais cedo possível na vida da criança, já no ambiente doméstico, através da família e dos pais. Estes são os primeiros incentivadores, promovendo a aproximação com a linguagem desde o momento em que cantam para os bebês, brincam com eles usando histórias, adivinhações, rimas e expressões folclóricas, ou folheiam livros e revistas buscando figuras conhecidas e perguntando sobre seus nomes.

A leitura reflete-se de forma significativa na escrita da criança (e do adulto também), na medida em que, ao ler, memorizamos as correspondências ortografia-som sem memorizar regras, e apreendemos também as exceções das mesmas, além de ampliarmos o vocabulário e o conhecimento das estruturas de diferentes textos, o que aumenta o repertório e reflete-se em uma escrita melhor.

Isso explica as diferenças quanto à apropriação da ortografia (saber, por exemplo, que a palavra “onça” deve ser escrita com “ç”, apesar do som de fala ser “s”). Escrever respeitando os padrões da língua é um processo gradual, mas depende muito da estimulação que a criança recebe quanto ao uso significativo (para ela) de material escrito.

Os adultos que participam da vida da criança têm papel fundamental no aprendizado da leitura e escrita. Por isso é importante que sejam modelos de leitura, que leiam freqüentemente para a criança e que introduzam a leitura em sua vida o mais cedo possível. Afinal, ler é um hábito a ser desenvolvido e, como todos os hábitos, só se instala se for realizado muitas vezes.

É fundamental entender que essa aprendizagem é gradativa, que devem ser respeitadas diferenças individuais e não se deve punir e criticar a criança por ela não estar lendo ou escrevendo como outra da mesma idade. Isso poderia atrapalhar o seu desenvolvimento, gerando nela sentimentos de insegurança e incapacidade.

Ao contrário, deve-se compreender que, quanto mais à criança associar a leitura e a escrita com atividades úteis e que lhe dêem prazer, maior será o seu desejo de aproximar-se delas, maior facilidade ela terá de aprendizado (afinal, aprende-se a ler e escrever lendo e escrevendo) e maiores chances ela terá de levar a leitura e a escrita como aliadas para toda a vida.

Dra. Tânia Regina Belo
Psicopedagoga e Fonoaudióloga
Telefone: (11) 6674-2015

como ajudar as crianças a aprender

Veja então a seguir, 15 Coisas Simples que qualquer Pai ou responsável pode fazer para ajudar seus filhos a aprenderem mais.
  1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
  2. Leia com eles;
  3. Conte-lhes histórias da família;
  4. Limite seu tempo de ver televisão ou no computador;
  5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
  6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
  7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia, ao invés de pegar tudo pronto;
  8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
  9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
  10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
  11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que é mais interessante com eles;
  12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia, etc.;
  13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
  14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
  15. Mantenha sempre contato com seus professores.
Fonte:
U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series
Revisão: Site de Dicas.

Gostar de ler

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar as Crianças a aprenderem e a criar gosto pela leitura.
 

  1. Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provávelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.
    A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
  2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler.
    Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.
  3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no Circo?"
  4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.
  5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
  6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
  7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
  8. Visite com frequencia uma Biblioteca. Começe fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
  9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.

Adivinhações infantis

Adivinhações infantis

Os jogos de adivinhação ajudam a estimular a inteligência das crianças. Um dos jogos mais divertidos e inteligentes para desfrutar em família e entre amiguinhos são as adivinhações. Além de divertido que são, as adivinhações ajudam a criança a aprender, associar idéias e palavras, a aumentar seu vocabulário, etc.
As adivinhações são ditos populares, jogos infantis geniais que têm como meta entreter e divertir as crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a aprendizagem, e o ensino de novo vocabulário. A adivinhação é um passatempo ideal para as horas de diversão com o seu filho.
Além disso, se conhece alguma outra adivinhação, das que apresentamos aqui, e quiser compartilhar com a gente, escreva-nos.

Não espere mais, experimente nossas adivinhações e verás que seu filho se divertirá muito!!

Adivinhe quem sou:
quanto mais lavo,
mais suja vou
A água
Se você mudar uma letra em meu nome, irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo. Quem sou?
Rato

Quem é que bebe pelos pés?
A árvore
Por que o computador foi preso?
Porque ele executou um programa.

Todo mundo leva,
Todo mundo tem,
Porque a todos lhes dão um
Quando ao mundo vem.
O nome
Está no meio do ovo?
A letra V
Todos me pisam,
Mas eu não piso em ninguém;
Todos perguntam por mim,
E eu não pergunto por ninguém.
O caminho
O que o zero disse para o oito?
Que cinto maneiro!!!

Minha casa levo nas costas,
Atrás de mim deixo uma trilha,
Sou lento de movimentos,
E não gosto do jardineiro.
O Caracol
O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
pipoca
Somos muitos irmãozinhos, em uma só casa vivemos, se nos coçam a cabeça, num instante morremos.
Os fósforos
O que é que se pões na mesa, parte, reparte mas não se come?
baralho
Fui na feira e comprei uma bela, cheguei em casa e comecei a chorar com ela.
A cebola
O que é que é que nunca volta, embora nunca tenha ido?
o Passado
Uma casinha com duas janelinhas
Se olhas para ela, ficas zarolha.
O nariz
Ouro não é, prata não é, abre a cortina e verás o que é.
a banana
Qual o pé que é mais rápido?
O pé- de- vento!!!

Tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta?
O Dente

O que é, o que é?
Que não se come,
Mas é bom para se comer?
Talher


Vídeos com idéias de esculturas feitas de balões

Vídeos com idéias de esculturas feitas de balões


 Esculturas de balões é a arte de fazer figuras com bolas de soprar (balões, bexigas...), como animais, objetos, plantas, etc.
Se quiser aprender a fazer estas formas tão divertidas com as crianças, te convidamos a conhecer esta série de vídeos com idéias bem fáceis para transformar um simples balão em uma figura curiosa e bonita. Só é necessário ter bolas de soprar canudo de diferentes cores, uma bomba para inflar, muita imaginação e criatividade.

Vídeos com idéias para esculturas de balões:

Aprende a hacer una flor con globosUn ratoncito hecho con globosUn colibrí hecho con globosUna espada de caballero con globo
Uma flor feita com
bola de soprar
Ratinho feito com
bola de soprar
Beija-flor feito com
bola de soprar
Espada de cavaleiro feita
com bola de soprar
Un loro hecho con globosUn perrito caniche hecho con globosPantera Rosa hecha con globosUn caracol hecho con globos
Papagaio feito
com bola de soprar
Cachorro 'poodle' feito
com bola de soprar
Pantera cor de rosa feita
com bola de soprar
Caracol feito
com bola de soprar
Una serpiente hecha con globosUn pulpo hecho con globosUn chupete hecho de globosUn pez hecho con globos
Uma cobra feita com
bola de soprar
Polvo feito com
bola de soprar
Uma chupeta feita com
bola de soprar
Um peixe feito com
bola de soprar
Una espada de pirata hecha con globosUn perrito hecho con globosUna boca hecha con globosUna espada hecha con globos
Espada de pirata feita com
bola de soprar
Cachorrinho feito com bola
de soprar
Uma boca feita com bola
de soprar
Espada feita com
bola de soprar
Una jirafa hecha con globosUn gorro hecho con globosUn cisne hecho de globos
Girafa feita com
bola de soprar
Um chapéu feito com
bola de soprar
Cisne feito com
bola de soprar

Como fazer Origami

Através da técnica do Origami se puede estimular a imaginação e a criatividade, desenvolver as habilidades manuais e fomentar a concentração das crianças.

Como fazer Origami, vídeo tutorial

Aprende a hacer un corazón de papelUna flor hecha con papelUn pato hecho con papelUna mariposa hecha con papel
Um coração de papel
Uma flor de papel
Um pato de papel
Uma Borboleta de papel
Un pingüino hecho de papelUn avión de papelUn lápiz hecho de papelUn sombrero de papel
Um Pinguim de papel
Um avião de papel
Um lápis de papel
Um Chapéu de papel
Un pájaro de papelUn cisne de papelUn come-cocos de papelUn barco velero de papel
Um Pássaro-bate-alas de papelUm cisne con papel
Um Vai-e-vem de papel
Um barco velero de papel
Un vaso de papelUn árbol de Navidad con papelUn barco de papelUna pajarita de papel
Um copo de papel
Uma árvore de Natal
Um barco de papel
Um Passarinho de papel
Una foca de papelUna ranita de papelUn pez hecho de papel
Uma foca de papelUm Sapo con papelUm Peixe de papelUma cigarra de papel